Para mim, só tem um livro para ser lido nessa semana em que estamos - "O apanhador no campo de centeio".
Agora, eu não vou mais ser capaz de explicar o que eu senti lendo esse livro um ano atrás. Eu só sei que, qualquer um que já foi jovem e sensível consegue se relacionar com o Holden em seus dilemas e questões.
É tudo muito alegórico - a passagem de ano (o livro se passa em Dezembro, poucos dias antes do natal), as insatisfações, o desejo de proteger a inocência, o amadurecimento, o medo, as dúvidas, o desalento e a rebeldia que Holden vive com a história tem sempre muito a dizer especificamente a cada leitor.
Um pouco disso com certeza se deve pelo fato de que é Holden quem narra. A voz dele é muito poderosa e, ao mesmo tempo, meiga. Ele é reclamão e irritante, como qualquer adolescente, mas aos poucos ele vai revelando que, por dentro, verdadeiramente, é muito sensível e bondoso. Ele começa a ver o mundo com olhos novos ao passo que vai atravessando sua crise existencial, foge da escola, vaga por Nova York, pendurado nos orelhões, procurando por ele mesmo naquelas ruas, naqueles telefonemas.
É triste ler a tradução em português. Ela não transmite nada do Holden original, não sei se porque é uma tradução muito antiga ou porque o tradutor fez um texto sensaborão de fato, mas ainda assim, vale a pena. É um livro curto e fascinante, comovente e material para reflexão. Seguir Holden em sua fuga entre o frio e a solidão, acompanhar suas desventuras e percorrer seus raciocínios me fez lembrar de tudo que senti quando fui adolescente e entrar em contato com uma parte de meu espírito que antes estava esquecida.
"le*vanille" é o nome de uma linha de cadernos da Tilibra. Um caderno aceita tudo, Toquinho muito bem cantou isso. E partindo desse princípio, criei esse blog onde espero compartilhar um pouco da minha vida e do que penso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Assuntos
variedades
cotidiano
imagem
reflexão
resenha
moda
sasonal
desabafo
Caos Criativo
devart
música
lista
relações
compras
aborto
texto
citações
Realizações de Consumo
animê
brinquedos
cinema
livros lidos
minimalista
umfilmepoucaspalavras
wishlist
Highlight
pupe doll
fashion book
melissa
permanente
sábias palavras
tumblr.
Ayumi
Disney
Neopets
achado
coleção
miniaturas
viagem
vídeos
conto
info
twitter
eu fui assim
luto
mangá
Nenhum comentário:
Postar um comentário