Sempre achei as propagandas de perfume de grife muito atraentes. Que idéia! Uma sempre mais criativa que a outra. Isso quando se considera que estão vendendo algo que só vamos saber se gostamos ao experimentar. E assim tentam expressar o jeito da fragrância - o cheiro, o estilo e o tipo de pessoa a quem se destina - por imagens geralmente elegantes, luxuosas, surreais e européias.
Curioso como as fragrâncias são descrita através de adjetivos que não tem nada a ver com o odor, mas evocam as sensações do tato e do paladar. Em francês, a palavra "parfum", da qual nasceu a nossa palavra para designar "uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água" (Wikipedia PT), pode também ser definido, em inglês, pela palavra ambígua que designa tanto cheiro como gosto, também vinda do francês, "flavor".
Deixando de lado o capitalismo, gosto de como as propagandas expressam atmosferas mágicas ou românticas e beleza. É certo que eles querem vender um produto caro usando de meios psicológicos e da aparência de top models e atores, pretendendo fazer moda e ditar sobre sucesso e beleza, no entanto as encaro como uma forma de arte.
Quem faz propaganda de verdade não vende, entretém. Cria algo agradável que tem seu méritos a parte da qualidade do produto. E, no caso das que anunciam esses tais perfumes luxuosos, quase smepre franceses, visto que são os melhores visto o seu passado glamuroso (ou não) da era das trevas, além de caras e misteriosas, necessita-se de inventividade para transformar o abstrato da fragância em algo que podemos tangir. Tudo é calculado para criar uma sensação.
A propaganda principal que me levou a escrever este post foi uma de uma grife que nem conhecia. Através dela me lembrei de quanto sempre apreciei ver esses anúncios e busquei no YouTube alguns exemplares. Terminei por escolher quatro.
Cada uma tem um motivo de ter sido listada.
A primeira é a musa do post.
A segunda é um clássico que não podia faltar.
Jeito interessante de mostrar poder e inocência sedutora ao mesmo tempo. Requinte e charme são marcas registradas da Chanel.
O terceiro anúncio escolhido é da Kenzo.
O que eu vi na TV era mais bonito, mas não consegui encontrar. Sempre surreal, ao melhor estilo de Botticelli, com adendos orientais visto sua origem, gosto de como são fluentes e leves. O sussurros são impossíveis de entender, entretanto.
A quarta e última exemplar é uma da Dior.
Interessante que a até a popular AVON se aventurou nessa de fazer propaganda de um de seus perfumes da última campanha. Eu não sou nada fã da AVON e de seus produtos de pouca qualidade (na minha opinião), e achei curioso esse fato. AVON grife agora? Está certo que a produção é joint com Christian Lacroix. O que importa é que o ad é muito bonito. Vem como bônus da postagem:
Não tem a mesma sofisticação francesa de nenhuma das propagandas acima, porque a moça fica falando todo o tempo, mas é direcionada para um público menos culto que europeu, o brasileiro, e não deixa de ser AVON (6).
Além da mídia televisiva, as grifes investem em impressos. Nas buscas para tecer o post, descobri um site-galeria com imagens de diversas campanhas publicitárias de diversas grifes.
Quem quiser dar uma olhada visite nesse endereço:
Mesmo eu sendo alérgica, consigo concordar que algumas fragrâncias são realmente deliciosas. Mas, por enquanto, eu prefiro ficar apenas com as propagandas...
Além da mídia televisiva, as grifes investem em impressos. Nas buscas para tecer o post, descobri um site-galeria com imagens de diversas campanhas publicitárias de diversas grifes.
Quem quiser dar uma olhada visite nesse endereço:
http://publicite-parfum.miniature-parfum.fr/
Mesmo eu sendo alérgica, consigo concordar que algumas fragrâncias são realmente deliciosas. Mas, por enquanto, eu prefiro ficar apenas com as propagandas...
3 comentários:
Amei, simplesmente lindo!!!!!!!!!
Bom eu amo propagandas, já fiquei horas no youtube assistindo a elas e falar em propragandas de perfume nem vale a pena...
São sempre lindas e interessantes....
Gosto das progagandas da Avon, mas também acho que eles poderiam colocar mais luxo nelas.....
E a do chanel nem se fala, né???
Lindo de morrer.....e o da Nina também (e o perfume é ótimo!!!!)
pena que eles são tão caros!!!
aiaiaia \\T.T//
bjinhosssss........
Moni-chan, você praticamente fez um trabalho de publicidade.. faz os meus da faculdade, no futuro.. pelo menos é produtivo em dobro... xDDD [não, viu~ xDD]
Adorei a da chapeuzinho vermelho~ o lobo fica calminho, que fofo~ xDD
O da dior é massa também~ meio cinderela~ e o da avon, eu vi na tv, mas tinha me ligado que é o estilo e tal... realmente, a mulher falando corta o clima... xDD
Pra fechar com chave de ouro mesmo, só faltou aquela da chanel com Rodrigo santoro e nicole kidman...é perfeita, minha preferida... x]~
Adorei o ad do deviantart também! xDD
Força aí nas pesquisas, moni-chan! xDD
Oie ^^
Gostei muito...
Dois comercias que acho muito interessantes são esses:
1- O do Ange or Demon, da Givenchi (que tem aquele modelo gato pra caramba XD). Ele é encantador, mostra como duas mulheres podem ter a mesma face (anjo ou demônio).
Eu queria este perfume (doce ilusão...)
2- CH by Carolina Herrera. Onde a moça aparece com vários estilos, sempre pronta pra um novo estilo, uma nova aventura.
O estranho (que minha mãe sempre comenta), é que a modelo é jovem demais (deve ter uns 13) e aparece mostrando cenas da vida de uma mulher. O rosto infantil dela não combina muito com a sofisticação do perfume. Ela é bonita... mas muito criança!
O que me faz pensar o quanto a indústria da moda faz ao transformar meninas de 13/14 em sensuais mulheres de meia idade...
Sei lá... mas isso já é outra conversa ^^
Bjbj
Postar um comentário