quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sábias Palavras # 4 - Um pouco de Dialética da Colonização

Trechos selecionados do primeiro capítulo.

Colo é a matriz de colônia enquanto espaço que se esta ocupando, terra ou povo que se pode trabalhar e sujeitar.

A colonização dá um ar de recomeço e de arranque a culturas seculares.

O traço grosso da dominação e inerente as diversas formas de colonizar e, quase sempre, as sobre determina. Tomar conta de, sentido básico de colo, importa não só em cuidar, mas também em mandar.

Colonização é a resolução de carências e conflitos da matriz e uma tentativa de retomar, sob novas condições, o domínio sobre a natureza e o semelhante que tem acompanhado universalmente o chamado processo civilizatório.

Cultus e sinal de que a sociedade que produziu o seu alimento já tem memória. A luta que se travou entre o sujeito e o objeto do suor coletivo contém-se dentro do particípio, e o torna apto a designar a inerência de tudo quanto foi no que se passa agora. Processo e produto convêm no mesmo signo.

Cul-turus, o que se vai trabalhar, o que se quer cultivar. Aplicava-se tanto as labutas do solo, a agricultura, quanto ao trabalho feito no ser humano desde a infância; e nesta ultima acepção vertia romanamente o grego Paidéia. O seu significado mais geral conserva-se ate nossos dias. Cultura é o conjunto das praticas, das técnicas, dos símbolos e dos valores que se devem transmitir as novas gerações para garantir a reprodução de um estado de coexistência social. A educação e o momento institucional marcado do processo.

Dialética da Colonização foi por Alfredo Bosi.

Nenhum comentário:

Reader