segunda-feira, 20 de outubro de 2008

I don't wanna be one of the boys

Faixas
  1. One Of The Boys
  2. I Kissed A Girl
  3. Waking Up In Vegas
  4. Thinking Of You
  5. Mannequin
  6. Ur So Gay
  7. Hot 'n' Cold
  8. If You Can Afford Me
  9. Lost
  10. Self Inflicted
  11. I'm Still Breathing
  12. Fingerprints
Katy Perry.
Maldita!
Essa menina é muito boa. G
ostei do álbum dela, gostei mesmo. No começo, tudo que sabia sobre ela era "I Kissed a Girl", a música onde a voz dela está mais linda no disco todo. Depois da entrevista que assisti dela na MTV, realmente fiquei curiosa sobre as outras músicas e corri baixar o disco. Foi paixão à primeira ouvida! LOL
Acho que a minha track favorita é "Mannequin", mas "Lost", "Hot n' Cold", "Thinking of you" e "Waking up in Vegas" são ótimas também. "One of the boys", a faixa título, é super divertida e inteligente, representando bem o estilo de Katy e a mensagem do disco.
Não gostei da "Ur so gay", porque achei que a melodia não tem nada a ver com o disco, não tem nada a ver com ela, embora a letra seja muito curiosa! Assim como "I'm still breathing", que não parece pertence ao conjunto, embora seja muito gostosa e soothing.
"Fingertips" é difícil de entender, mas boa de ouvir também. Gosto do refrão, dá uma sensação divertida.
"Self inflicted" também é muito boa, gosto do feel revoltadinho que a música tem. Sobre a "If you can afford me", eu gostaria de elegê-la como a música de letra mais divertida do álbum. Dá para imaginar a conversa no bar, onde ela fala que para consegui-la precisa se fazer muito mais do pagar uma bebida.
Das faixas bônus que vem em inúmeras versões do disco, a que mais me cativou a "Use your love", por ser um cover adaptado da irreverente música homônima do "The Outfield". Gostei muito da "Damn", que tem um arranjo super interessante, e da "I think I'm ready", que é bem romântica, suave e melodiosa. "Cup of cofee" é bem melancólica, a voz dela está bem diferente...
O estilo da Katy, visualmente falando, é bem retrô, cheio de referências pin-up e elementos divertidos dos anos 60 e 80. Dá pra notar isso obviamente pelas capas do álbum e outras fotos que a gente vê pela internet afora.
O estilo do clipe de "I Kissed a Girl" é bem enquadrado nisso do vintage, com elementos remetendo aos anos 40 e 50, passando aquela coisa da boneca de porcelana e da caixa de bombom forrada de rosa, com pitadas de bordel a la Moulin Rouge e coisas relacionadas.
Acho sinceramente que a Katy é algum tipo de "Girl Power". As músicas dela passam atitudes femininas de uma garota forte, sem exatamente serem clichê. Abordam pensamentos e atitudes especialmente femininos em contextos gerais como relacionamentos com amigos, namorados, estranhos. Não sei bem se vai haver homens interessados em ouvi-la, visto a temática das canções, mas o talento dela realmente é motivo para ser apreciado não importa por qual sexo.
Como as letras são todas escritas por ela, tudo o que contam é particular e íntima da Katy, falando sobre experiências que ela viveu e coisas que passaram pela mente dela, o que torna o disco algo diferente, como uma janela para as idéias da moça.
Ela levantou algumas polêmicas por causa de duas de suas músicas terem uma temática homosexual. Não vou dizer que sou a favor de "I kissed a girl". Por sua controvérsia, é a música que menos ouço no álbum. "Ur so gay" não chega a ser ofensiva, mas ao mesmo tempo, passava uma certa irritação da parte dela sobre o namorado ser tão vaidoso e jeitoso que até parece ser gay. Assim, eu não acredito que ela tenha feito músicas preconceituosas ou que apoiam a homosexualidade, nem que ela em si seja lésbica, e por causa de toda essa irreverencia de Katy, ela ganha mais pontos comigo.
Essa irreverência musical que ela exibe é interessante atraente porque evidencia uma alma artística muito forte nela, e a traz em destaque dentre as outras cantoras pop que apesar de talentosas, as vezes se tornam mais interprétes do que artistas em si.

Então, nem preciso dizer que recomendo esse álbum!

Nenhum comentário:

Reader