quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ayumi Hamasaki: A Decade of Tops


2008 foi o ano onde a cantora pop japonesa Ayumi Hamasaki completou dez anos de carreira. Ela é a rainha da indústria no Japão e a minha cantora favorita de todos os tempos!
Comemorando o aniverário, ela saiu numa super turnê e lançou uma compilação de todos os seus singles, o "A COMPLETE: ~ALL SINGLES~", desde "Poker Face" até "Mirrorcle World", ainda incluindo algumas versões especias de músicas clássicas do cancioneiro da diva e vários vídeos no DVD que acompanha o trio de CDs.

Para marcar o acontecimento especial, afinal, dez anos de carreira significa muitas músicas, shows e apresentações, resolvi fazer algumas listas de top aqui para dizer quais são, na minha opinião:
As 20 melhores músicas;
Os 10 melhores singles;
As 10 melhores capas de singles;
Os 05 melhores clipes;
Os 03 melhores álbuns;
As 03 melhores capas de álbuns.

Ambiciosa eu, não?

Sobre as músicas, acho muito dificil compôr uma lista das melhores ou das favoritas, porque gosto da maioria das músicas da Ayu e raramente é possível que alguma música dela seja chata (embora haja algumas infelizes que se encaixam nessa classe) ou ruim. Um problema na verdade, que dificulta na escolha, é que acontece de existir muitas músicas parecidas. Por isso às vezes distingui-las e determinar qual se gosta mais se torna complicado.

Resolvi selecionar as mais importantes para mim, as mais importantes para ela, as que mais se destacam do todo e que soam melhor, tecnicamente ou não. Tentei equilibrar bem as escolhas, porque tanto as baladas quanto as rock songs da Ayu são muito boas, mas eu tendo a gostar mais das rock songs.

Deixe um comentário rascunhando o seu top da Ayu caso queira, é legal trocar informações... às vezes a gente presta mais atenção numa música depois que alguém comenta algo sobre ela!

Qualquer coisa, para ter o crème de la crop da Ayu, adquira/baixe (um dia eu compro!) os "A BEST White" e "Black", que têm seleções muito bem-feitas (por profissionais ;))!

E estejam na espreita pois o novíssimo single dela, o 44º, "GREEN/Days" está vindo dia 17 de Dezembro! Yay! Mal posso esperar!

Vam'bora!

Top 20: músicas
20. Depend on you
Info: Uma canção positiva, com ótimo background eletrônico, flui muito bem aos ouvidos. O refrão é bem legal! É difícil resistir e não cantar junto. É um dos clássicos da Ayu junto de "Who..." e "YOU". Está no álbum "A Song for XX".

19. FATED
Info: A introdução é bem interessante, passando de uma distorção de guitarra para um suave som que dá a qualidade da balada, pincelada por um pouco de guitarras futuramente, mas muito bem mesclada na riqueza instrumental do arranjo. Como sempre, a voz da Ayu é carregada de emoções, e está muito afinada e quase grave nessa canção.

18. SEASONS
Info: Essa também não pode faltar. Tão suave e alegre, mas não o suficiente para que você deixe de sentir a nostalgia. O refrão é extremamente melodioso, fácil de assimilar e impossível de não se entregar ao movimento ondulante que a música faz.

17. SURREAL
Info: Essa também pode ser chamada de clássico. É uma música bem construída, inetressante e misteriosa, que soa bem, com momentos poderosos e outros envolventes. Ela se desenvolve bem como algo que vai rolando, dá uma sensação boa. Tem instrumentais bem diferentes também!

16. Real me...
Info: Gosto da batida da música, do refrão e do modo com que inicia. É muito diferente do estilo atual da Ayumi, e bastante distinta entre a coleção de canções que ela gravou, incluindo-se na vertente mais electro/dance.

15. fairyland
Info: Ayumi costuma lançar temas de Verão, e essa é um desses. Apesar de seu propósito quase comercial, essa canção é muito diferente dos demais hinos alegres da estação do sol. Tem um modo triste, como se falasse de Verões que não voltam mais, tem ares de melancolia.

14. Love~Destiny
Info: Delicada e suave, essa é uma perfeita música de amor. Tem bastantes sentimentos e agrada fácil aos ouvidos por ser aconchegante e tocante.

13. alterna
Info: Essa é completamente incrível! Tem um jeito muito único, como se nos afrontasse, é difícil de descrever o tom intrigante e ousado dessa canção.

12. kiss o' kill
Info: Uma música muito composta, sólida, com um ar quase cross-over, devido a muitos instrumentos clássicos, mas ainda bem rocker. A melodia é muito acelerada mas rebuscada, com vários instrumentos pincelando todo o fundo da voz de Ayu, dessa vez mais grave. Os instrumentais são muito diferentes! Para mim, é uma das músicas que se destaca no álbum "Secret". Acho o refrão forte, mas bem dosado, apesar de repetitivo.

11. INSPIRE
Info: A INSPIRE é cheia de mistérios e força. Apesar de amena e envolvente, a música tem um refrão muito marcante, um dos favoritos meu. É bem definido cada nota que a Ayu canta no refrão, a voz dela soa de um modo muito interessante e limpo. É uma música bem dançante também, de bastante ginga.

10. Moments
Info: Uma deliciosa balada, cheia de delicadeza, tranquilidade e alegria. Tem um jeito de perfume, não sei, é tão gostosa de ouvir e cantar. A voz da Ayu está super meiga, o instrumental é muito harmonioso e suave. Tem um ritmo bem compassado, fácil de seguir, que vai crescendo devagar.

09. no more words
Info: Música integrante de um filme de "InuYasha" e do álbum "I am...", possui uma melodia incrível e triste que me faz pensar numa chuva copiosa e refrescante ou em algo nostálgico. Ayumi realmente põe o coração na hora de cantar cada nota, geralmente aguda, mas extremamente harmoniosa! É uma música silenciosa onde a voz dela é o que se destaca.

08. Heartplace
Info: Amo o feel hard rock dessa música do álbum "MY STORY". É bastante consistente e as guitarras, como sempre, estão ótimas!

07. is this LOVE?
Info: Uma canção profunda, ousada e sentimental. Ela realmente transmite um certo desespero ou ânsia urgente por algo. E o melhor de tudo, é que é mais uma rock song. As rock songs da Ayu rockam mesmo! ^^ O PV também é muito bom! *_* Consta no "(miss)understood".

06. (Don't) Leave Me Alone
Info: Outra poderosa rock song! E põe poderosa nisso! Rivaliza com "evolution" na minha opinião, embora seja mais concentrada num ritmo só. Amo, amo, amo o refrão, sem dúvida é a parte mais legal! Na verdade, isso acontece com a maioria das músicas da Ayu. O refrão é sempre a parte mais chamativa e rebuscada. Consta no álbum "Guilty".

05. evolution
Info: Depois de Dearest, essa foi a música da Ayu que me chamou atenção enquanto eu a estava conhecendo. É uma música tão enérgica e poderosa! É a melhor música de performance ao vivo da Ayu com certeza. Apesar da letra reflexiva, é uma canção que te bota para cima e realmente dá vontade de gritar "yeah" com a Ayu! Faz parte do álbum "I am...", claro!

04. A song for XX...
Info: Amo o ritmo dessa música, as transições, o vocal da Ayu e o jeito como a música começa. É ótima! Tem um modo tão completo de ser, tão pronto, que não consigo imaginar nada diferente nessa canção! É a faixa título do primeiro álbum da Ayumi, lançado em 1998. É digno de nota que alguém tenha entrado no mercado com algo tão único e artístico como essa canção!

03. Dearest
Info: A primeira música ouvida por mim da Ayu foi esta. O lindo e tocante terceiro tema de encerramento de "InuYasha", constando no álbum "I am...", tem uma melodia maravilhosa, melancólica, mas positiva, e uma letra extremamente poética e encantadora. Ela expressa um sentimento verdadeiro que é impossível de não atingir seu ouvinte! Contagia mesmo.

02. I am...
Info: Essa música é muito especial porque têm uma melodia incrível e a voz de Ayumi realmente está inimitável, só perdendo mesmo para a "memorial address". A primeira parte da música te obriga a continuar ouvindo, além de que os trechos instrumentais são sobrepujantemente bons. Tem muita emoção e clareza na peça, que sem dúvida é muito bem acabada! Consta no álbum homônimo "I am...".

01. memorial address
Info: Acho que nunca mais Ayumi vai produzir uma música como essa. É completa. Melodia muito equilibrada, letra poética e pessoal de ótima sonoridade e a voz, impecável. Limpa, cristalina, impressionante. Nada que existe dela é igual a essa canção, a melhor de todos os tempos para mim. Nada que existe é igual a essa canção. É insuperável! Consta no mini-álbum homônimo de 2003.

Top 10: Singles

10. glitter/fated
09. a song is born
08. Moments
07. Dearest
06. STEP you/is this LOVE?
05. talkin' 2 myself
04. INSPIRE
03. fairyland
02. Heaven
01. Bold and Delicious/Pride

Top 10: Capas de Single
10. Bold & Delicious/Pride
09. &
08. SURREAL
07. INSPIRE
06. fairyland
05. HEAVEN
04. Startin'/Born to be
03. CAROLS
02. glitter/fated
01. BLUE BIRD

Top 5: PVs
05. alterna
04. Blue Bird
03. Marionette
02. is this LOVE?
01. Jewels

Top 3: Álbuns

03. Guilty (2008)
02. (miss)understood (2005)
01. I am... (2003)

Top 3: Capas de Álbum
03. Secret
02. Rainbow
01. Guilty

Um comentário:

Chris disse...

Que legal, adoro fazer listas também~ e você foi ambiciosa mesmo, uau, 20.... xDD
Lista das que eu conheço que estão aí:

09. no more words - nem sabia que era dela~ é legal, eu gosto~ >w<
03. Dearest - só conheço músicas de inuyasha? xDDD
01. BLUE BIRD - tenho o clipe aqui! É tão azul~ >w<
04. Startin'/Born to be - tem três músicas nessa, né? eu gosto~

E é isso~ ;p

Reader