quarta-feira, 15 de abril de 2009

Caos Criativo III - Questão de originalidade

Acho que o ser humano, na maior parte do tempo, não produz nada inédito.
Todo o pensamento concebido com certeza já passou ou se aproximou de uma outra mente, não importa em que lugar do planeta.
Pensando sozinha, cheguei a conclusão de que nenhuma idéia é completamente nova ou original por considerar quantos trabalhos semelhantes os professores devem ter lido através dos anos, nos quais não estava incluído colas ou plágios.
Será que é da espécie ter uma mesma forma de pensar?
Mas lembre-se, não podemos generalizar. O que estou fazendo aqui é uma análise crítica, não um senso comum.
Não vou dizer que você pensa o mesmo que eu sobre esse assunto de tal modo que não exista nenhuma outra forma de pensar. Mas mesmo que exista outra, não é única de alguém, mas sem saber é compartilhada com muitos outros e em dado momento, será revelado a existência dessas idéias iguais, dessas mentalidades semelhantes.
Acho que é até divertido - porque cria afinidades, dá um senso de que não se está sozinho. Faz bem encontrar pessoas que concordam com você.
O que pensamos e criamos deve ser algo não apenas refletindo a nós mesmos, como aos outros. Uma universalidade estranha que se apossa sem podermos controlar.
A idéia de um abre as portas de outro, acrescenta, amplia e contagia, nunca deixando estanque, mas modificando sempre a parte mais abstrata do órgão que todas criaturas possuem.
Por isso, nem uma idéia é totalmente original ou pura, sempre tem um traço da idéia alheia e sempre é compartilhada com outros. O prazer de ser único é um muito surreal de se usufruir.

Nenhum comentário:

Reader